Recuperação de Dados Discos Duros - Ondata International - Recuperação de Arquivos

Recuperação de Dados
 
   Notas de Imprensa | Ondata nos Media | Noticias | Audiovisual | Arquivo gráfico | Guía do jornalista | Contacto                       
O Nosso Laboratório de recuperaçao de dados
Programa de Parceira para la Recuperaçao de Dados de Ondata International
Envio do disco para a recuperação dos arquivos
Clientes de Ondata International
Alguns clientes confiaram os seus
dados à Ondata para recuperação.
Faqs de recuperaçao de dados
Informaçoes sobre Ondata y la recuperaçao de discos
Mapa web
Conselhos úteis em caso de perda de ficheiros
Noticias sobre a Ondata e sobre recuperações de dados em geral
Notas sobre a Ondata e sobre
recuperações de dados em geral
 
Noticias de Recuperação de Dados Discos Rigidos
Somos especialistas na recuperação de dados ou arquivos de discos duros
e na conversão de ficheiros a formatos digitais.
 
     
  O valor da informação, perdeu os seus dados?

Quanto pode valer as nossas recordações, as nossas experiências, os nossos conhecimentos? Que sucedería se um dia, sem saber como nem porquê, tudo o que a nossa memória guardou até este momento, desaparecia sem mais nem menos?, que sería de nós? A verdade é que nos encontraríamos realmente perdidos, e desde logo, daríamos o que fosse para poder recuperar. Uma sensação parecida é a que pode experimentar no desempenho de uma empresa que de repente não pode aceder aos seus dados.

O valor da informação só o pode valorizar a pessoa ou empresa proprietária da mesma. Há dados ou informação que se extravía ou se apaga, pelos danos sofridos por ele, não nos importa o mínimo da sua perda, defeito, nós inconscientemente o que fazemos, já que nos obriga à nossa memória a ouvir todas as coisas que nos vão sucedendo ao largo do tempo e que, ao nosso parecer, não são relevantes.

Em mudança, em todas as empresas, a maioría dos computadores que se utilizam guardam informação de um altíssimo valor para o desenvolvimento e continuidade da sua actividade, como o software de gestão, formulários, dados de clientes, etc.

Devido a isto, a cada dia está-se a fomar mais medidas de segurança. Actualmente, utilizam-se sistemas informáticos que estam muito avançados e desenvolvidos mais numerosos e fiáveis, sistemas de backup, mas, em qualquer momento pode surgir uma perca de dados. As causas são muito variadas: uma falha nos backups, um vírus, cortes de energia eléctrica, etc., uns imprevistos que supõem um problema sério e inesperado.

Até há relativamente pouco tempo, estes problemas eram de difíceis de ter solução. Actualmente, e por sorte para nós, a situação já modificou, ainda, não em todo o mundo sabe que existe a possibilidade de recuperar estes dados que, por uma causa ou por outra, acreditam que estam definitivamente perdidos.

Por isso, se sucede algo ao seu computador que lhe impessa de aceder à sua informação, não se preocupe!, ¡tem que ter esperança!, agora já existe a possibilidade de recuperação! Essa é a missão da Ondata International, prestar ajuda profissional e imediata às empresas ou a particulares que tenham sofrido uma perda de dados.

A Ondata International é uma empresa especialista na recuperação de dados sobre qualquer suporte informático, que conta com delegações em diferentes países, Portugal ( comercial e laboratório ), Suécia, Inglaterra e Itália, e com laboratórios próprios em Espanha.

O equipamento técnico está formado por experts na recuperação de dados que andam a trabalhar neste campo desde há muitos anos, experiência que lhes acredita dentro do sector, obrigados à grande quantidade de suportes que têm passado pelas suas mãos e conseguindo recuperar com êxito.

Dentro da estructura da companhia, mais o laboratório, contamos com um departamento dedicado em exclusividade a I+D, que dia a dia trabalha para desenvolver novos softwares de recuperação, assim como outros serviços que se irão incorporar em breve.

Na Ondata somos conscientes que a perda de dados não é um problema muito frequente, mas quando ocorre é algo muito complexo para quem o sofre. Por isso, não se deixe levar pelo desconhecimento e, antes de tentar recuperar os seus dados de qualquer forma, contacte logo com especialistas, estes ajudarão a solucionar o problema, em vez de piorar-lo ou fazer que realmente perca a sua informação definitivamente.


PORQUÉ SE PERDEM OS DADOS?

Há milhares de agentes que podem causar uma perda de dados, alguns são realmente difíceis de solucionar, mas, seja qual for o seu caso, não perca a esperança. Na Ondata contamos com um avançado equipamento técnico que é capaz de solucionar os problemas mais complexos. As causas mais comuns que afectam os diferentes suportes, e que impedem o aceso à informação que estes contêm, são:

- Vírus
- Suporte formatado
- Disco danificado
- Apagar de arquivos
- Sabotagem
- Incêndios
- Inundações
- Mecânica avariada
- Bloqueio do sistema
- Particionamento
- Danos na superficie dos pratos
- Picos de tensão
- Golpes


Mas, este tipo de problemas não só afecta o suporte mas sim, muitas vezes a causa da perca de dados provem de um dano no sistema operativo. Na Ondata International somos conscientes disso e por isso estamos preparados para trabalhar com um grande número de sistemas operativos diferentes, inclusivé com alguns que hoje em dia estam completamente ultrapassados. Assim sendo permite-nos actuar em cada caso da maneira mais adequada, tendo em conta tanto as características do suporte como o seu sistema operativo.

Ésta é a lista de sistemas operativos com que trabalhamos actualmente:

SISTEMAS
- MS-DOS
- WINDOWS 3.11
- WINDOWS 95
- WINDOWS 98
- WINDOWS ME
- WINDOWS XP
- WINDOWS NT SERVER
- WINDOWS 2000 SERVER
- SYSTEMS RAID SERVER
- NOVELL NETWARE
- UNÍX-XENIX
- LINUX
- RS 6000
- AS 4400 IBM
- MACINTOSH
- SISTEMAS DEC
- PICK
- SISTEMA 36


EM QUE CONSISTE A RECUPERAÇÃO DE DADOS?

A recuperação de dados é um processo muito complexo que requere ser realizado por técnicos especialistas nesta área. Surge como solução à perca repentina da información sem cópias de segurança. Este é um problema, cada vez mais frequente na sociedade actual, uma sociedade que depende muito da informatização total.

Por isso, a Ondata desenvolveu múltiplas ferramentas de software e hardware que podem solucionar os distintos problemas que podem ocorrer, como por exemplo, quando a um usuário é impossível aceder aos seus dados, porque não pode pôr em funcionamento o seu suporte informático por uma possível avaria, ou porque, a unidade está em mau funcionamento, existe uma irregularidade que o impede de trabalhar.

O processo de trabalho que se realiza nos nossos laboratórios é muito delicado. Uma vez que o usuário nos faculta o suporte com a informação, um dos nossos técnicos vai analizá-lo, sem dúvida, sempre debaixo da máxima segurança. Em continuação, elaboram um diagnóstico onde mostra a avaria ou incidência que afectou o suporte e se é viável ou não a recuperação do seu conteúdo. Este diagnóstico é totalmente gratuito dá-se a conhecer ao cliente num prazo máximo de 24 horas.

Os engenheiros da Ondata, fazem este primeiro exame e depois de obter o verdadeirao problema do suporte, começam com o processo de recuperação própriamente dito, aplicando em cada caso a técnica que considerem mais adequada para poder aceder à informação existente na unidade. Uma vez que os dados já tenham sido recuperados, gravam-se num ou vários CD´s, dependendo da sua extensão. Quando a informaça supere os 4 Gb esta passará para um disco duro novo.

Finalmente todo o conteúdo da unidade que se passou para os CD`s ROOM será remitida ao cliente que solicitou o serviço.

A duração do processo de recuperação depende da avaria que apresente o suporte, no que normalmente não será superior a 9 dias. Em casos em que se necessite alguma peça ou um tratamento mais complexo que tarde a sua realização os clientes serão avisados de imediato.

QUE TIPO DE SUPORTES SE PODEM RECUPERAR?

Afortunadamente, e graças a um exaustivo trabalho do nosso departamento técnico, hoje é possível recuperar a informação de uma grande variedade de suportes, tais como:

- Discos duros
- CR-ROM
- Disquetes
- Compact Flash
- Smart Media
- Discos Zip
- Discos Jaz
- Sistemas Raid
- Cassetes DAT
- Discos Bernoulli ¼
- Discos Ópticos
- Discos SYQUEST


SEGURANÇA NA RECUPERAÇÃO DE DADOS

Na hora de realizar a manipulação de cada suporte para levar a cabo o processo de recuperação, é imprescindível cumprir estrictamente uma série de normas que garantam a máxima segurança. Os Laboratórios da Ondata dispôem de todos os meios necessários para o correcto armazenamento e tratamento dos dados recuperados.

Os servidores onde se coloca a informação recuperada não estão conectados a nenhuma fonte exterior, para que seja impossível a intromissão externa, a Ondata dispõe e utiliza a Lei de protecção de Dados no seu máximo nível.

Em referência à visualização de ficheiros, os técnicos da Ondata não comprovam os dados que contêm os arquivos mas sim asseguram que os ficheiros contêm dados e a capacidade dos mesmos.

A nível técnico a Ondata assegura aos seus clientes uma manipulação correcta dos seus suportes oferecendo-lhes a máxima qualidade e garantia. Para isso conta com uma Câmara límpia Clase 100, que faz que todos os suportes que o necessitem se tratem numa área totalmente esterilizada, isolando-os de pó e outras partículas, e controlando em todo o momento a temperatura, a pressão e a humidade a que estão submetidos.

Esta cabine está desenhada especialmente para trabalhar segundo normas US Fed. Std. 209 e BS 5195. É recomendável que se assegure de que a empresa a que vai confiar os seus dados dispõe de uma, já que, em alguns casos, a manipulação dos suportes em lugares não apropriados pode piorar o estado do disco e fazer que realmente se converta num caso irrecuperável.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA RECUPERAÇÃO DE DADOS ACTUALMENTE?

Actualmente, são muitos os danos que podem afectar os discos duros, mas os principais problemas encontram-se na leitura dos pratos magnéticos danificados por queda de cabeças de leitura, assim como a leitura em premanência dos discos duros sobrescritos. Já que, quando isto ocorre, uma parte da informação é totalmente anulada impedindo o resto do processo de recuperação.
Estes casos são os que denominamos irrecuperáveis.

O QUÉ FAZER ANTES DE UMA PÉRDA DE DADOS?

Quando se sofre uma perda de dados, a nossa primeira reacção é a de procurar uma solução o mais rápido possível, o que nos leva em muitas ocasiões a actuar de um modo precipitado e provávelmente inadecuado, piorando na maioría dos casos a situação. Por isso, o melhor é levar o conhecimento dos seguintes conselhos e imediatamente contactar com profissionais:

- Mantenha a calma, já que actuar precipitadamente para recuperar a informação pode agravar mais o problema.

- Apague o equipamento imediatamente, já que qualquer manipulação poderá aumentar os riscos de perda completa da informação armazenada.

- NÃO utilize nunca ferramentas caseiras. Tenha também em conta, que a reinstalação de qualquer sistema operativo poderá reescrever sobre o seu disco duro, piorando a situação dos seus dados danificados.

- Se vai usar um software de recuperação de dados, assegure-se que é VÁLIDO para o seu problema, pois nem sempre um software é efectivo para todos os casos de perda de ficheiros, e antes de um caso complicado também pode piorar a situação do seu disco.

- Só uma empresa especializada na recuperação de dados pode oferecer-lhe uns serviços com a máxima garantia de recuperação. Informe-se bem sobre a técnica que utilizam, se passa pela câmara límpia e por favor evite a manipulação de terceiros, guardará riscos, tempo e dinheiro.


PODEM-SE RECUPERAR OS DADOS DE UM DISCO DURO ABERTO?

É muito difícil e muito mais custoso recuperar os dados de um disco que tenha sido aberto de forma não profissional, já que o disco foi exposto a impurezas que dificultam enorrmemente a sua forma de funcionar. Por isso, os discos duros devem ser SEMPRE abertos em Câmara límpia, com mínimo de classe 100, já que de outra forma os pratos ficariam contaminados e o dano sería maior, por isso, não recomendamos abrir o disco duro sem este tipo de Câmara.


EXISTEM ESTES PROBLEMAS EM TODOS OS PAÍSES DE EUROPA?

Ninguém está livre de sofrer em qualquer momento uma perda de informação. Isto é comum em todos os sistemas informáticos e sucede em todos os países. Em alguns existe mais ou menos incidência pelo tipo de sistema de gestão, etc. posto que cada mercado tem nas suas particularidades, mas sem dúvida qualquer um pode ver-se afectado por um problema que lhe impessa o acesso aos seus dados. Não só nos referimos à perda de dados dos discos duros que possuem os computadores de uma empresa, como também pode afectar a artigos tão comuns como portáteis ou câmaras digitais, portanto o nosso campo de actuação é quase indeterminado.

Por isso, a Ondata Internacional possui diferentes delegações por toda a Europa. Como já citámos anteriormente, tem delegações em Portugal, Reino Unido, Itália, Suécia e Espanha, onde se encontra a sede, mas, em breve também estará presente em França e Alemanha, facilitando os nossos serviços a qualquer empresa ou particular que já tenha tido um problema que lhe impeça de aceder aos seus dados.

PARTICULARIDADES DO MERCADO EM PORTUGAL

O mercado português caracteriza-se pelo elevado número de discos abertos, e préviamente manipulados pelo usuário, que chegam aos nossos laboratórios. Como explicámos anteriormente, este feito reduz altamente as possibilidades de êxito na recuperação, pois um disco só pode ser aberto por pessoas altamente qualificadas e sempre utilizando uma Câmara límpia.

A Ondata International implantou-se no mercado português em maio de 2002, depois do êxito alcançado em Espanha, onde se situa a sede. Desde aí, temos vindo a recuperar os dados de multiplas empresas. Muitas delas de uma grande importância dentro do dito mercado.

Enquanto os preços das recuperações variam muito em função do dano que tenha sofrido o suporte, em que na maioría dos casos, existe uma ideia equívocada sobre este tipo de serviços. O usuário muitas vezes não tenta recuperar os dados porque pensa que isso lhe vai ter um custo muito elevado, mas isto não é real. Como já comentámos, o custo de uma recuperação de dados depende do grau de avaria que tem o suporte, assim como do tipo de suporte, pelo que o total é muuito variável. Por exemplo, quando se trata de recuperar os dados de um Pen Drive o preço pode ser baixo, sem emcargo, quando nos enfrentamos com o problema de recuperação de um Sistema Raid o custo de este trabalho normalmente é muito elevado.

Se você sofreu uma perda de dados, não duvide contacte connosco. Aqui dispomos de um departamento comercial e técnico onde lhe indicaremos os custos aproximados de qualquer serviço de recuperação e desde qualquer suporte.

QUE MISSÃO É A DA ONDATA NO MERCADO?

A Ondata Internacional, actualmente, tem uma dupla missão: em primeiro lugar fortalecer a investigação básica desta empresa, um objectivo que se apresenta como um elemento fundamental para contribuir solidariamente à geração de conhecimento, já que se trata de um trabalho que actúa como base de todo o desenvolvimento a largo prazo.

E em segundo lugar, criar um clima favorável que faça que esta companhia se incorpore plenamente na cultura da Innovação Tecnológica com o fim de incrementar a sua competitividade.


JÁ SE DESCOBRIU TUDO SOBRE A RECUPERAÇÃO DE DADOS?

Não, não descobriu tudo. Actualmente, não existe uma tecnología o suficientemente desenvolvida que seja capaz de recuperar os dados em todos os casos. Sim alcançámos um nível de aperfeiçoamento que nos permitiu a recuperação de dados em discos aparentemente irrecuperáveis, como já sucedeu em ocasiões em que o suporte sofreu um incêndio, outras em que este se viu submetido a inundações e inclusivé outras em que este esteve em circunstâncias mais difíceis de imaginar. No entanto, há que seguir investigando cada dia para aumentar as possibilidades de êxito. Um trabalho que o nosso departamento toma muito sério e que, pouco a pouco, vai alcançando extraordinários progressos, que fazem possível as recuperações em casos cada vez mais complexos.

Agradecidos a este esforço, a Ondata Internacional, com o seu trabalho de recuperação de dados, tem a capacidade de realizar projectos de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica naquelas áreas de interesse mais próprio, com o fim de promover novos serviços, produtos ou conhecimentos à empresa.

Esta política de constante desenvolvimento é fundamental para a nossa companhia, que crê na necessidade de gerar um processo contínuo de I+D+I com o fim de colocar-se à cabeça no sector das telecomunicações.


AS EMPRESAS CONFIAM NESTES SERVIÇOS?

Sim, diante de um problema de semelhante envergadura, o usuário sente-se indefeso e necessita confiar nas empresas profissionais. Lógicamente, em empresas com um grande parque informático é um problema relativamente frequente. Pelo que, com muitos clientes, já temos desenvolvido laços muito comuns baseados na confiança. Confiança, essa, sempre acompanhada da máxima qualidade de serviço.

Esta qualidade de serviço posicionou-se desde o princípio como o mais importante para os nossos objectivos diários. Para isso, todos os que trabalhamos nesta empresa procuramos o modo mais adequado de oferecer aos nossos clientes a atenção que merecem, melhorando constantemente os processos de gestão. Deste modo, fazemos que se simplifiquem ao máximo todos os tramites e passos que têm que realizar as empresas ou particulares que queiram enviar-nos o seu suporte.

Ao largo da sua experiência, a Ondata International conseguiu obter a confiança dos seus clientes baseando-nos em coisas que formam parte da nossa cultura empresarial e que estam fundamentadas nu serviço melhor, em uma execução do nosso trabalho com a máxima qualidade e numa atenção ao cliente totalmente personalizada. Porque sabemos que toda a informação que possúem é algo muito pessoal e como tal tem que ser tratado com todo o cuidado que merece.

Por isso, e porque somos conscientes do grande valor que pode chegar a alcançar alguns dados, a Ondata Internacional tentará prestar-lhe a ajuda necessária para os recuperar. Até hoje, temos progredido muito e cada vez são mais complicadas as circunstâncias ter que conseguir realizar o nosso trabalho com êxito. Não nos deixa muito por descobrir, e por este motivo desde os nossos laboratórios seguiremos a trabalhar, para que, por fim, um dia possamos dizer que já não existe nenhum caso em que a informação seja irrecuperável.

 
 
Os nossos engenheiros estão altamente especializados na recuperação de dados.
Confie-nos os seus dados: Ninguém fará mais por recuperar os seus arquivos ou discos danificados.
 
 

ONDATA sites

SPAIN: Recuperacion de datos, Recuperar datos disco duro
ENGLAND: Data Recovery Service UK, Hard disk, files, hard drive, file recovery, Hard Disk Recovery Software
SWEDEN: Dataräddning, GERMANY: Datenrettung,
ITALY: Recupero dati

Todas as marcas mencionadas estam registadas e são propriedade de suas diferentes empresas.
Copyright Ondata International Unipessoal, Lda 2003 - ©.