Tecnología PC3000 para recuperação de dados desde HDD

Nível: básico

A PC-3000 é uma tecnología que permite a restauração do disco rígido com o objetivo de recuperar os datos nele contidos. Permite o acesso à área de serviço do disco rígido proporcionandoo acesso aos dados do usuário quando um disco rígido apresenta defeitos nesta área. Uma vez restabelecido o acesso à área de serviço poderá recuperar-se os dados com o software de recuperação de dados. Não requer o uso obrigatório de salas límpias ou outro equipamento caro. A tecnología PC-3000 pode diagnosticar e reparar unidades de disco rígido danificadas antes de recuperar dados delas. Além disso, é compatível com uma grande variedade de unidades de disco rígido, desde os primeiros modelos até aos dispositivos mais recentes.

Método de ensino: grupo

Programa

O curso está estructurado nas seguintes unidades temáticas:

  1. Visão geral da PC3000 e suas utilidades. Neste ponto introduziremos brevemente as características que tem a PC3000 e chegaremos a um entendimento mais estructurado do uso que podemos fazer desta ferramenta, da forma mais eficiente segundo o caso que tenhamos entre mãos.
  2. Identificação dos Flag’s de erro. Durante o acesso aos diferentes HDD’s veremos como a PC3000 nos indica mediante certos flag’s os problemas que tem o dispositivo, ficando assim mais claro, como defrontar diferentes situações.
  3. Visão geral de DE e suas utilidades. Data Extractor é um instrumento profissional de recuperação de dados que, uma vez obtido acesso lógico ao dispositivo, nos permitirá:
    1. Recuperar dados de discos com danos físicos
    2. Recuperar dados de discos com danos na sua estructura lógica.
    3. Recuperar dados de discos com danos físicos e lógicos ao mesmo tempo
  4. Identificação das famílias de HDD’s. Nem todas as aplicações da PC3000 servem para todos os discos, nem todos os discos têm os mesmos parâmetros e caminhos de acesso, é por isto que é necessário identificar a família do disco com que estamos a lidar, para poder utilizar de forma eficaz e sacar o máximo partido da PC3000.
  5. Adaptadores necessários de cada família. Uma vez que tivermos identificado a família a que pertenece o nosso suporte, devemos utilizar o adaptador necessário para poder ter acesso ao terminal e comunicarmos com o dispositivo a nível de comandos.
  6. Parâmetros físicos de Leitura/escrita num HDD. Para a recuperação de dados, não é necessário compreender qual é o mecanismo de escrita e leitura de un disco rígido, assim como o seu funcionamento interno, já que se conhecemos a origem do problema, podemos chegar a uma solução satisfatória.
  7. Diagnóstico de causas comuns de falhas em PCB. Em algunas ocasiões, a falha pela qual não temos acesso à informação é que a PCB está em mau estado, por isso, devemos estar capacitados para saber quais são os parâmetros que fazem uma boa eleição da PCB doadora e que temos que fazer para identificar o problema e chegar à sua solução.
  8. A SA: O que é? E que importância tem? Para chegar a uma melhor compreensão do funcionamento do disco rígido e saber quais são as causas e soluções dos problemas de acesso a este, é imprecindível saber o que é a SA.
  9. Análise do “Translator”. O translator é uma região da SA onde estão registados os sectores defeituosos dos discos rígidos além de outros parâmetros importantes para o funcionamento do disco como, por exemplo, o mapa de cabeças ou algumas trocas realizadas na arquitectura do disco.
  10. Escrita física nos pratos: como se distribuiem os dados. Sabel qual é a forma como as cabeças escrevem nos pratos, ajudará a compreender melhor as possibilidades de recuperação de dados num dispositivo que tem danos nos pratos ou no HSA.
  11. Leitura e identificação dos principais parâmetros dos HDD’s.
  12. Eliminação de Password em HDD’s. Em algumas ocasiões os discos rígidos estão protegidos por passwords (isto é diferente da encriptação e ao estar danificado o acesso, é-nos impossível desbloqueá-lo.
  13. Que se pode fazer com os discos encriptados? Hoje em dia, armazena-se informação muito importante nos discos rígidos, pelo que cada vez mais pessoas decidem comprar dispositivos com mecânismos de encriptação.
  14. Problemáticas e práticas das principais famílias de HDD’s. Uma das práticas mais convenientes no nosso campo, é a identificação preliminar de problemas para evitarmos passos desnecessários e realizar um diagnóstico fiável e uma recuperação rápida e eficaz.

Pré requisitos:

Manuseamento básico de equipamentos informáticos e conhecimentos na recuperação de dados. Não é necessária uma preparação avançada.

Público alvo:

Este curso está desenhado para investigadores forenses de âmbito privado e público.

Para mais informações consulte o nosso calendário de cursos.