Rua Braancamp, nº 9, 3º Dto. Sala J
1250-048, Lisboa, Portugal
Ondata International
Glossário de recuperação de dados
- ACTUALIZAR
- Os fabricantes de software oferecem aos usuários dos programas umas aplicações que convertem a sua versão antiga na actual. A estes programas dá-se o nome de actualizações e estão disponíveis na Internet.
- ARMAZENAMENTO
- Sobre deste termo genérico agrupam-se dispositivos e software dedicados ao arquivo de dados e informação. Existem diferentes tipos de dispositivos de armazenamento: discos, disquetes, discos ópticos, cassetes, cartuchos,etc. Cada um deles têm vantagens e inconvenientes, e estão mais ou menos adequados para diferentes utilizações. No caso da microinformática, os dispositivos de armazenamento mais habituais são os discos rígidos ou fixos, as disquetes ou discos flexíveis e os CD-ROM, não permitem armazenar informação desde um PC standard, e facilitar o acesso a mais de 600MB de dados fácilmente.
- ARQUIVAR
- Gravar num suporte magnético, em disco rígido ou em disquetes, ficheiros ou aplicações determinadas.
- ARQUIVO
- Dados estructurados que podem recuperar-se fácilmente e usar-se numa aplicação determinada. Utiliza-se como sinónimo de ficheiro. O arquivo não contem elementos e a aplicação que cria, só os dados ou informação com os que trabalha no usuário. Todos os dados no disco armazenam-se como um arquivo, com um nome de arquivo dado por si é único dentro do directório em que reside.Para o computador, um arquivo não é mais que uma série de bytes. A estructura de arquivo é conhecida para o software com que trabalha.
- BACKUP
- Cópia de segurança dos ficheiros ou aplicações disponíveis num suporte magnético (geralmente disquetes ou CD’S), com o fim de poder recuperar a informação e as aplicações no caso de avaria no disco rígido, apagar acidentalmente ou um acidente imprevisto. É conveniente realizar cópias de segurança em intervalos temporários ou fixos, em função do trabalho e da importância dos dados efctuados.
- BAD SECTOR
- Sector danificado. Segmento de armazenamento no disco que não pode ser lido nem gravado, devido a um problema físico no disco. Os sectores danificados nos discos rígidos são marcados pelo sistema operativo e logo ignorados.
- CASSETES (TAPE)
- Dispositivo de armazenamento baseado numa bobina de cinta magnética que requer de um leitor/reprodutor especial. Esta tecnología tende a desaparecer pelo aparecerecimento de outros dispositivos de armazenamento magnéticos mais fiáveis, robustos e baratos, que não requerem intervenção humana para a sua utilização.
- CD-R
- Abreviatura de CD-Recordable (em português significa CD-Gravável uma vez). Estes CD’s podem ser de cor dourado, verde ou azul e pode ir gravando em várias sessões, mas não se pode apagar o seu conteúdo nem modificá-lo.
- CD-RW
- CD Re-Escribible. Ao contrário do que ocorre com os CD-R, os CD-RW pode apagar e gravar de novo.
- COMPRESSÃO
- Sistema que consiste na redução do tamanho de um ficheiro comprimindo-o com a ajuda de programas como o Winzip ou o ARJ.
- DELETAR
- Barbarismo procedente da palavra inglesa delete, que significa apagar.Alguns usuários utilizam para descrever a acção de apagar ficheiros do disco rígido do computador.
- DIRECTÓRIO
- Conjunto de ficheiros agrupados no mesmo nome, o que facilita a sua utilização e administração.
- DISCO CORRUPTO (CORRUPT DATA)
- Refere-se aos dados que foram danificados por qualquer causa.
- DISCO RÍGIDO
- Onde se guardam programas e dados. O básico é o seu tamanho, já que os ficheiros, como imagens, sons e vídeos, “devoram” espaço no disco. O seu tamanho mede-se em Gigabytes (Gb). Hoje o habitual é ter um disco de 4 ou mais “gigas”.
- DOWNLOAD
- DESCARREGAR
- Nome que recebe o processo de transferência de arquivos desde um computador remoto para o computador do usuário.
- DRIVERS
- A maioria dos periféricos que se conectam a um computador incluiem uns programas especiais chamados drivers, para que o computador “saiba” como comunicar com o novo periférico.
- EXTENSÃO DO FICHEIRO
- É um conjunto de três letras, símbolos ou números que se colocam por detrás do nome de um ficheiro, separado por um ponto. Identificam cada arquivo associando-o ao programa que o criou. Desta maneira ao fazer double clic sobre o ícone que representa o ficheiro, o sistema executará a aplicação que é capaz de abrir e modificar. Alguns exemplos de extensões são: “.doc”, “.txt”, etc.
- FAT
- File Allocation Table. Um arquivo situado no disco rígido que actúa como índice do mesmo. Contem a referência de cada um dos cem ou mil arquivos armazenados aí. Se se danifica pode perder-se parte (geralmente tudo) do conteúdo do disco.
- FDISK
- É uma utilidade de DOS e Windows que prepara o disco rígido para formatar, criando uma divisão primária no disco.
- FICHEIRO
- Todos os dados que se armazenam no seu computador denominam-se ficheiros. O computador pode guardar textos, imagens, peças musicais, sons e muito mais. Segundo o seu conteúdo, armazenam-se com distintos formatos que são reconhecidos pelas suas extensões, quer dizer, as letras que aparecem atrás do ponto.
- FICHEIRO COMPRIMIDO
- Quando um ou vários ficheiros têm um tamanho muito elevado, complica-se bastante o trabalho de mandá-los por correio electrónico ou guardá-los em disquetes. Para isso, existe a opção de criar um novo ficheiro com uma aplicação capaz de reduzir o tamanho.
- FILE
- Término em inglês para referir-se ao ficheiro. Muitas vezes aparece em documentação técnica ou nos programas que não estão completamente traduzidos.
- FORMATAR
- Acção de dar formato a um disco ou outro dispositivo como cassetes, etc..., com o fim de prepará-lo para que possa gravar os dados nele próprio. Ao formatar um disco apagam-se todos os dados existentes nesse momento. Normalmente, os discos que não tenham sido utilizados, nunca necessitam ser formatados, em função da sua capacidade antes de poder gravar informação neles.
- FTP
- File Transfer Protocol. O método mais corrente para enviar arquivos por rede entre dois computadores.
- GIF
- É um formato de arquivo gráfico, quer dizer, que serve para armazenar imagens como arquivos no computador. É um dos formatos mais usados devido a que se podem incluir nas páginas web de Internet.
- HPFS
- Corresponde à abreviatura de High Perfomance File System, trata-se de um sistema de dados criado especialmente pela IBM OS/2 para melhorar as limitações do sistema FAT do arquivo.
- IDE
- Integrated Device Electronic, também conhecido como interface de bus AT foi a primeira vez que se utilizou para discos rígidos en microcomputadores e têm capacidade para 2 unidades de armazenamento, com um máximo, de discos rígidos, de 528 megas.
- MAGNETO-ÓPTICO (MO)
- Disco de armazenamento que utiliza uma combinação de tecnologías laser e magnética. A gravação da informação realiza-se mediante campos magnéticos, mas ajudados por um flash de laser que aumenta a precisão. Os discos magneto-ópticos são de grande utilidade quando se tem que transportar uma grande quantidade de informação de um PC para outro.
- MBR
- É a abreviatura de Master Boot Record, um pequeno programa que se executa quando o computador inicia. Normalmente, o MBR encontra-se no primeiro sector de disco rígido.
- MIGRAÇÃO
- Transladação de uma aplicação de um computador para outro em condições de compatibilidade. Migrar é também elevar uma versão de um produto software para outra de mais alto nível, ou o movimento de uma arquitectura para outra, por exemplo, de um sistema centralizado para outro com uma estructura baseada no modelo cliente/servidor.
- ONLINE
- Um computador está online quando a conexão com outro computador por vía telefónica ou através de rede local permite o intercâmbio de dados e o uso de aplicações compartidas
- PARTIÇÃO
- Operação mediante a qual se prepara o disco rígido de forma a que posteriormente possa ser utilizado pelo sistema operativo. A eliminação de uma partição do disco rígido supõe a perda total dos dados que contem.
- RECUPERAÇÃO DE DADOS
- Data recovery. É um processo levado a cabo para recuperar dados perdidos. Existem produtos de software que podem ajudar a recuperar dados danificados ou perdidos. Mas nem sempre os softwares podem resolver este problema, por isso é que existem empresas especializadas na recuperação de dados.
- RESTORE
- É um usuário gráfico que se utiliza para restaurar meios para colocar uma janela ao seu tamanho original.
- SCANDISK
- Trata-se de uma utilidade de DOS e WINDOWS que procura diferentes tipos de erros no disco rígido e é capaz de corrigir alguns deles.Entre outras coisas o Scandisk verifica as fontes do disco para defeitos e procura também os grupos perdidos que se criam às vezes quando um programa “aborta”.
- SCSI
- Muito utilizado que corresponde a Small Computer System Interface. Trata-se de um interface de hardware para a instalação no computador de periféricos como scanners, modems, discos rígidos, que requerem uma transmissão de dados rápida e contínua.
- SHAREWARE
- Versões de software que podem ser disfrutadas gratuitamente durante um período de prova, a partir da qual o usuário deve decidir se adquire desembolsando o dinheiro correspondente. Normalmente, estas versões não são completas e ajudam a que nos habituemos às principais funções do programa.
- SOFTWARE
- Trata-se dos dados ou instrucções do computador. Qualquer coisa que se possa armazenar electrónicamente é software. Os dispositivos de armazenamento e os outros dispositivos são reconhecidos pelo hardware.
- TAR
- É a abreviatura de Tape Archive, é uma utilidade de UNIX que combina um grupo de arquivos num só. A ordem do TAR não comprime os arquivos.
- TRAVAN
- Uma tecnología de cassetes desenvolvida pela Corporación 3M, que tem em conta as mais altas densidades de dados.
- UNIDADE
- Denominação que recebem os disco rígidos, as Flopys, os leitores de cd-rom e DVD, e em geral, todos os pontos de armazenamento de dados. A possibilidade de incorporar vários discos rígidos no mesmo computador ocasiona que os programas, ao instala-los, ofereçam a opção de eleger a unidade de disco.
A
B
C
D
E
F
G
H
I
M
O
P
R
S
T
U