Recuperação de Dados - Recuperar Ficheiros
Ondata International

EnCase Endpoint Investigator

Casos de estudo

Caso de estudo N.° 1: Investigação de fraude empresarial

Numa investigação, a recuperação de documentos eliminados leva a despedimento laboral e processo penal.

Uma grande empresa multinacional foi acusada de criar relatórios financeiros questionáveis pela comissão se segurança e câmbio (Securities and Exchange Commission) e como consequência uma importante firma consultora independente ralizou uma investigação. O objectivo da investigação consistia em determinar se o Director Geral de Finanças (CFO) tinha ordenado ao pessoal para alterar ou destruir certas transações para que a posição financeira da empresa pudesse parecer mais favorável. Utilizou-se o EnCase Enterprise para realizar uma busca exaustiva de todos os registros dos computadores na ampla divisão financeira da companhia.

Prontamente foi descoberto que a gerência tinha ordenado ao pessoal que destruísse certos documentos chave. Não obstante, alguns empregados não cumpriram totalmente com a ordem, o que permitiu uma fácil recuperação dos arquivos. Todo o processo foi realizado de forma secreta, sem afectar as operações comerciais nem a produtividade. Foi recuperada informação suficiente para reconstruir os eventos reais e provar que os vários gerentes de alto nível tinham alterado os registros da empresa. Os empregados sob suspeita foram despedidos e iniciaram-se queixas-crime contra eles. A empresa ficou ilesa.

Caso de estudo N.° 2: Investigação de Recursos Humanos

A equipa de investigação utiliza o EnCase Enterprise para verificar as denúncias apresentadas

Uma grande instituiçãofinanceira utiliza o EnCase Enterprise diariamente para investigar infrações às normas de uso dos computadoras da empresa. O EnCase Enterprise faz parte de um processo utilizado para investigar discretamente e verificar denúncias de infrações às normas de uso dos computadores, problemas de desempenho e outras infrações às normas. Segundo cada caso particular, o departamento de Recursos Humanos comunica as denúncias apresentadas à equipa de investigação da companhia. Em seguida, os investigadores utilizam o EnCase Enterprise para investigar e analisar material inadequado, abuso de correio electrónico, mensagens instantâneas e outra actividade não relacionada com assuntos comerciais.

O EnCase Enterprise captura evidências, documenta os achados e gera relatórios com elementos de prova que se enviam às partes relevantes. Esta informação é fundamental para verificar ou refutar as denúncias contra os empregados. A solução não só fornece um apoio verificável de denuncias, mas também permite que o processo de investigação dos empregados seja discreta e exaustiva, minimizando a possibilidade de criar uma relação hóstil com os empregados durante as investigações.

Avenida 5 de Outubro, 10-5º piso
1050-056, Lisboa, Portugal
Formulário
Contacto
*Campos obrigatórios
Confirme que não é um robot:
+ =
Contacto
213 580 112
Solicite
um telefonema
Confirme que não é um robot:
+ =
Serviço expresso
Recuperamos os dados
em tempo recorde