Recuperação de Dados - Recuperar Ficheiros
Ondata International

Recuperação de dados de SSD

Somos especialistas na recuperação de dados de discos SSD, discos rígidos, sistemas RAID, telefones e pen drives entre outros suportes. Podemos recuperar dados de qualquer dispositivo de armazenamento digital que apresente falhas de lógica, mecânica, electrónica e/ou electromecânica.

O processo de recuperação de dados de discos SSD e dispositivos de memória Flash é muito mais complicado que a recuperação usual de dados de discos rígidos tradicionais. A seguinte gereção de Flash que os dispositivos de armazenamento utilizam, tipo cartões de memória e os discos rígidos SSD está a caminho. Os laboratórios da Ondata já estão preparados para realizar com êxito a recuperação de dados deste tipo de dispositivos.

Recuperação de dados de memórias Flash

E sobre as recuperaçãos de dados em Flash?

Todo o mundo está habituado aos telefones móveis, câmaras digitais, memórias USB, discos rígidos SSD e muitos outros dispositivos móveis. Eles ajudam-nos a ouvir música, guardar os nossos documentos, fotografias e outros dados pessoais. Quase todos estos dispositivos utilizam pequenos chips de memória Flash, chamados chips NAND.

Estes chips têm baixo custo, são flexíveis e são pequenos - pelo que não é nenhuma surpresa que sejam amplamente usados. A mobilidade é o sinónimo do mundo moderno, mas como podemos imaginar a mobilidade sem os dispositivos móveis?

Ferramentas de recuperação de dados

Quanto mais capacidade tenha a unidade Flash, mais dados se poderão armazenar nela e quantos mais dados se possam armazenar na unidade mais valiosa será. Por isso as tecnologias de recuperação de dados Flash cresceram e são mais importantes hoje em dia. A estructura interna das unidades Flash é bastante complicada e o seu processo de recuperação de dados é realmente complicado. Porém, dispomos de uma ferramenta que pode analisar cada caso de recuperação de dados Flash utilizando métodos semi automáticos para recuperar os dados. A ferramenta que utilizamos é a PC-3000 Flash.

A unidade Flash tem chips de memória e um controlador. O controlador escreve e lê os dados desde a memória do chip com uma ordem especial chamada “Data Mix”. Cada fabricante de unidades Flash tem o seu próprio controlador e o seu próprio tipo de “Data Mix”.

Na maioria dos casos de recuperação de dados Flash, a unidade Flash tem danificado o controlador e o chip em bom estado. A utilidade da PC-3000 Flash permite-nos ler os dados directamente dos chips de memória e reconstrui-los.

Em geral, podemos dividir em dois tipos as razões pelas quais os dados do usuário podem ser inacessíveis e se precise portanto recuperar dados dos mesmos:

Danos em memórias flash

Danos lógicos na unidade. Esta é detectada físicamente no sistema mediante a conexão habitual, mas tem danos que impedem o acesso aos dados do usuário pela forma standard com o sistema operativo.

Danos físicos na unidade ou danos na área de serviço. Estes causam o acesso impossível aos conteúdos da memória Flash dos microchips. Este tipo de danos são mais frequentes que os primeiros.

Ferramentas de hardware e software para discos SSD

Propósito

Dispomos de uma ferramenta profissional para recuperar dados por danos físicos e lógicos baseado em dispositivos de armazenamento Flash. Baseado no hardware e trabalhando em conjunto com o software, cria-se um potente algoritmo para voltar a criar a estructura de dados nos modos automático e manual.

Modelos suportados

É compatível com quase todas os cartões de memória (SD, SM, MMC, USB Flash, Memory Stick, CompactFlash, etc), com o controlador danificado, ou com danos físicos graves na PCB.

Leitor PC Flash

A unidade Flash tem um chip controlador e chips de memória Flash. O chip controlador é responsável de ordenar os dados que se escrevem / lêem entre os chips de memória, as listas de defeitos e algumas outras funções que são necessárias para o correcto funcionamento da unidade Flash. Os chips de memória utilizam-se unicamente para guardar os datos.

A maioria dos casos na unidade Flash, o dano está situado no controlador. Com a PC-3000 Flash é possível dessoldar os chips de memória e aceder directamente aos seus dados em bruto. É por isso que a PC-3000 Flash tem um dispositivo de leitura especializada - PC Flash Reader.

Emulador do controlador

Como foi dito anteriormente, o controlador é responsável por ordenar os dados e transmiti-los entre os chips de memória. A PC-3000 Flash utiliza-se para emular as acções do controlador e para estabelecer os dados a formato legível. Quando se restabelece a ordem dos dados, é possível proceder à recuperação dos dados do usuário.

Os modos automático e manual

Cada controlador tem o seu próprio método de transmissão de dados, e este método denomina-se «Data Mix». Com a PC-3000 Flash dispomos de uma base de dados de controladores muito extensa, «Data mixes». O modo especial analisa a mistura dos dados em bruto e ajuda a seleccionar a solução mais adequada para o seu dispositivo de armazenamento Flash.

Por outro lado, se o controlador é desconhecido, é possível tratar de restablecer a ordem dos dados manualmente, com a aplicação das operações os dados imagem em bruto.

Características da recuperação de dados de discos SSD e memórias Flash

As razões mais frequentes dos danos em unidades Flash são os problemas de carácter eléctrico e térmico.

Danos eléctricos

A electricidade estática, má conexão do cabo de alimentação e outros problemas de energia são a causa pelas quais o controlador se queima, isto faz com que qualquer accesso aos conteúdos dos microchips das memórias Flash seja impossível. No caso de perturbações a curto prazo na alimentação, o controlador diferencia-a de ser danificado pode produzir falhas na modificação de dados nos microchips de memória, por isso a lógica do mecanismo tradutor de trabalho estará danificada, que é similar a que o controlador esteja danificado a julgar pelas características externas.

Tendo em conta que o controlador funciona com os bloqueios de dados do tamanho mínimo de aproximadamente 128 kb, este curto tempo falhando pode provocar a eliminação completa das estructuras principais do sistema de arquivos, o que fará com que o funcionamento posterior da unidade seja impossível.

Sobre aquecimento

Entretanto está a trabalhar, os componentes dos dispositivos de armazenamento Flash produzem calor. Muitas vezes não é resfriado o suficiente, devido à tendência para minimizar estes dispositivos para favorecer a sua presença.

Recuperação de dados de chips Flash

Se o dispositivo de armazenamento Flash não é reconhecido no sistema ou é impossível aceder aos dados, os seguintes passos ajudarão a obter os dados:

  1. Soldar todos os microchips da memória do disco utilizando a estação de soldadura.
  2. Ler dados de microchips con o leitor Flash.
  3. Executar a operação de análise de dados em bruto e seleccionar o método de recuperação mais adequado para recuperar os dados dependendo do tipo de controlador conhecido. Se a unidade Flash não é reconhocida, e a utilidade não pode encontrar um método de recuperação adequado de forma automática, poderemos recuperar os datos, mediante a aplicação das operações de forma manual.

Modo de recuperação através de controlador

Quando utilizamos este processo será necessário indicar o tipo de controlador aplicado no controlador da unidade flash. Neste caso, depois de realizar todas as operações necessárias para recuperar dados poderemos restabelecer o acesso correcto aos dados do usuário, obtendo como resultado uma imagem do disco com os dados do usuário.

Base de dados de informação de microchips de memória flash

Para poder automatizar o processo de recuperação de dados mediante a leitura da memória Flash dispomos de uma grande base de dados de informação de microchips de memórias flash.

Conselhos

As novas tecnologías implementadas nos dispositivos de armazenamento aumentam dia a dia não só a sua capacidade de armazenamento mas também a sua segurança de funcionamento. Recomendamos não obstante, que sistematicamente se realizem cópias de segurança dos telefones móveis e smartphones, assim como dos discos rígidos, sistema RAID ou qualquer outro meio de armazenamento em serviço. Perante uma falha ou uma avaria imprevista poderemos assim recuperar os datos ao aceder ao sistema de backup.

Se mesmo assim não consegue aceder aos seus dados, contacte com a Ondata International aantes de iniciar algum processo de recuperação de dados. Quando os dados são muito valiosos e imprescindíveis somente uma empresa especializada em recuperar dados de smartphones, tablets, discos rígidos e sistemas RAID poderá dar-lhe uma solução com garantias.

Avenida 5 de Outubro, 10-5º piso
1050-056, Lisboa, Portugal
Orçamento
gratuito
*Campos obrigatórios
Confirme que não é um robot:
+ =
Contacto
213 580 112
Solicite
um telefonema
Confirme que não é um robot:
+ =
Serviço expresso
Recuperamos os dados
em tempo recorde