Recuperação de Dados - Recuperar Ficheiros
Ondata International

Envio de dispositivo: Passo 2

Passo 1 Passo 2 Passo 3

Passo 2: A extração do disco rígido

Se o dispositivo do qual deseja recuperar os dados é um disco rígido interno, deverá extrair o disco antes de o enviar à Ondata International.

Advertência

Facilitamos esta informação apenas como referência. Para desmontar um disco rígido de um equipamento informático deve-se seguir expressamente as instruções facilitadas por cada fabricante. A nossa recomendação é que este trabalho seja sempre realizado por profissionais das empresas de serviços técnicos informáticos.

Como extrair o disco rígido de um PC?

1. Por onde começar?

Os Laboratórios da Ondata não necessitam de todo o equipamento para a recuperação de dados, só é necessário o disco rígido do qual queremos recuperar os dados.

Para isso, devemos abrir o computador e extrair o disco rígido, mas vamos começar passo a passo.

PC

2. Como acedo ao disco rígido?

Necessitamos abrir o equipamento, mas antes desligamos o computador da corrente eléctrica e/ou apagamos a ficha onde esteja ligado, depois tiramos os parafusos que apertam a tampa e extraímos a mesma, deixando o equipamento a descoberto.

PC

3. Qual é o disco rígido?

O disco rígido é o componente no qual se guardam os dados, é uma caixa estreita e larga, que normalmente se encontra em posição horizontal, apertada por quatro parafusos para imobilizar. Nela estão inseridos dois conectores:

  1. Conector de alimentação, composto por 4 cabos: dois negros, um amarelo e outro vermelho.
  2. Conector IDE, é um conector alargado conectado a um bus com 40 ou 80 fios.
PC

4. Desconectando o disco rígido

Antes de proceder à extração retiramos os conectores que estão ligados ao disco rígido, para facilitar a sua desconexão.

Disco rigido

5. Como se extrai o disco rígido?

A extração do disco rígido é fácil, retiram-se os parafusos que o prendem à caixa e extrai-se, normalmente o disco sai puxando para trás ou para baixo.

Disco rigido

6. Protegendo o disco rígido

Antes de levar o disco aos Laboratórios Ondata para a sua recuperação é recomendável protegê-lo bem de choques e de campos magnéticos (telefones móveis, imans, altifalantes...).

Disco rigido

Como extrair o disco rígido de um portátil?

1. Por onde começar?

Os Laboratórios da Ondata não necessitam do equipamento portátil para a recuperação dos dados, somente é necessário o disco rígido. Para isso é necessário extrair o disco rígido do portátil.

Os equipamentos portáteis variam bastante pelo que seguramente a extração do disco seja distinta em cada equipamento mas bastante parecida em todos.

Portátil

2. Como acedo ao disco rígido?

Normalmente não é necessário abrir todo o equipamento, uma vez que no exterior há uma tampa desde a qual se acede ao disco rígido directamente. Esta tampa terá a forma de um DNI mas com um tamanho aproximado de 11x7cm. Extraímos os parafusos que prendem a tampa, levantamos, aí aparecerá o disco rígido.

Portátil

3. Desconectamos o disco

Em uma das laterais estreitas do disco teremos um conector alargado que deveremos desconectar, se por algum motivo não se poder desconectar, não o force, possívelmente será possível desconectar depois de o tirar do espaço onde está.

Portátil

4. Como se extrai o disco rígido?

Todos os discos de equipamentos portáteis têm uma pequena cobertura que o prende ao equipamento, por isso devemos retirar os parafusos que o prendem e, uma vez extraído o conjunto do computador, separamos esta cobertura do disco.

IMPORTANTE: ao manipular o disco é muito recomendável retirar sempre as laterais alargadas.

Portátil

5. Protegendo o disco rígido

Para transportar o disco aos Laboratórios da Ondata, protegemos o disco evitando choques e campos electromágnéticos (telefones móveis, altifalantes...) de forma que os peritos dos Laboratórios da Ondata possam recuperar os dados.

Portátil
Avenida 5 de Outubro, 10-5º piso
1050-056, Lisboa, Portugal
Formulário
Contacto
*Campos obrigatórios
Confirme que não é um robot:
+ =
Contacto
213 580 112
Solicite
um telefonema
Confirme que não é um robot:
+ =
Serviço expresso
Recuperamos os dados
em tempo recorde